O que é Ciclagem e período do nitrogênio?

Ciclagem, ou período de fixação do Nitrogênio pelas bactéria consumidoras ou fixadoras dentro do aquarismo é um fator primeiro e necessário para que o aquário que nada mais é do que uma reprodução em escala do ambiente natural, a ciclagem em um fator limitante para o aquário, seja este de um iniciante ou um veterano.

 Muita gente inicia um processo de montagem, investe em equipamentos, que são caros, mas se perde ao ter pressa, pois um aquário para ter sucesso necessita de passar por um período de ciclagem, ou seja, período este que durar algumas semanas, este período se faz necessário para que as bactérias que são micro organismos que chegam no seu aquário vindas ou de água natural, onde estes micro organismos já se fazem presentes ou através da adição que é quando inserimos CEPAS selecionadas em uma água estéril.
 Uma duvida que passa pela mente de todo aquarista quando inicia no hobby é: “Se eu inserir as CEPAS de bactérias porque eu devo esperar então para inserir os animais?”
 A questão é, foi inserida uma quantidade significante de Cepas, mas estas precisam se fixar em um determinado local que deve ter condições de existência deve encontrar condições de nutrição oxigenação já que este é um processo aeróbico e reprodução, estes fatores demoraram algumas semanas para ocorrer, devo ressaltar que as bactérias envolvidas no processo de consumo de nitrogênio são facultativas, mas crescem melhor na presença de oxigênio, o que não quer dizer que não cresçam no substrato pobre em oxigênio.
 O aquarista então irá pensar: “Então basta eu esperar alguns dias e colocar os animais, já que eu inseri as CEPAS e em pouco tempo elas já se encontraram no sistema...” Não é bem assim, as bactérias ao se fixarem, seja no substrato, seja nas rochas ou nas mídias filtrantes como iram começar a criar suas colônias, mas para isso precisaram de um fator primordial que é nutrição são os compostos do Ciclo do nitrogênio.
 O nitrogênio é um composto químico da tabela periódica que esta presente nas proteínas e nos ácidos nucléicos,isso mesmo, são os ácidos da constituição celular, os famosos DNA e RNA, ele também esta em grande quantidade no ar, na nossa atmosfera. Poucas formas de vida assimilam o nitrogênio, no ambiente aquático marinho, este são assimilados por bactérias e ciano bactérias, estas ciano eram conhecidas como algas azuis ou algas cianofíceas.



As Bactérias iram se fixar melhor em locais onde encontrem pouca luz e pouca corrente, a presença de oxigênio é essencial, até pelo fato de que a sua baixa pode fazer com que as bactérias que são anaeróbicas, não consomem oxigênio podem transformam transformar o nitrato de volta em nitrito ou em gás nitrogênio (n2).
O ciclo de nutrição destas bactérias passa pela seguinte questão, o primeiro composto químico a ser consumido é a amônia que nada mais é do que um gás e é representado pela formula (NH3) e se torna tóxico pelo fato de em contato com a água forma (NH4OH) que é conhecido como hidróxido de amônio, se nós formos analisar quimicamente este composto é uma base, e bases em sistemas alcalinos, ou seja, Ph Alcalino que é diferente de acido tende a ser neutralizado, temos um ambiente de Ph básico, o hidróxido de amônio ira se apresentar em níveis mais elevados e em Ph Mas baixo, mais acido, ele se apresenta de forma mais branda, este hidróxido de amônio é altamente tóxico aos peixes.
O processo ocorre assim:O gás amônia (NH3) em contato como o oxigênio (O2) dando origem ao acido nitroso (HNO3) e água liberando energia.

2 NH3 + 3 O2 à 2 HNO2 + 2 H2O + Energia

Observem, temos um composto chamado acido nitroso que (HNO2), este composto também é consumido pelas bactérias e transformado em nitratos (NO3) em presença de oxigênio, bactérias estas do genero Nitrospira.

Uma questão que eu gostaria de levantar é que existem produtos no mercado, as CEPAS, que apresentam dois gêneros de bactérias desnitrificantes chamadas Nitrosomonas e Nitrobacter, estas não participam do ciclo do nitrogênio em aquários marinhos só em dulcícolas.
O processo ocorre assim:

2HNO2 + O2 à2HNO3 + Energia

Após a Amônia ser consumida, ou seja, assimilada, temos a elevação do nitrito e do nitrato.
O nitrito e o nitrato que são produzidos neste momento são menos tóxicos ao sistema, mas a sua alta elevação, o que acontece na ciclagem, favorece o crescimento de algas, daí um processo bem observado durante a ciclagem, o aparecimento de algas, estas usam o nitrito e o nitrato como nutriente.
O pessoal utiliza este gráfico abaixo para demonstrar ciclagem do aquário, ele é bem simples:


As bactérias envolvidas na ciclagem:

Nitrosomonas



Nitrobacter




Nitrospira


Seguindo uma lógica chegamos a pensar que após o processo de ciclagem como por exemplo o que o gráfico nós mostra, passados os 30 dias nosso aquário já esta pronto, já esta ciclado, vejam bem, não uma mentira, é uma inverdade...

Vamos pensar um pouco, sei que muitos aquaristas que aqui “habitam” vão me criticar e até chamar de maluco, mas raciocinando um aquário neste momento esta estável, tudo que existia foi consumido, as bactérias agora em colônia ficam sem muito ou até nenhuma reserva nutricional, mas não deixam de existir, elas se mantém pelo fato de que as que morrem produzem, amônia e o ciclo continua, amônia vira nitrito que vira nitrato, neste momento nosso aquário esta pronto para receber os habitantes, ao colocarmos o animais temos que ter em mente a idéia de que estes receberam alimento, o alimento não será todo consumido por eles e se depositara em algum local, eles produzem excretas, então neste inicio o aquário ainda esta frágil e leva algum tempo para entrar em equilíbrio, mas este equilíbrio não quer dizer que tem zero de amônia, nitrito e nitrato, quer dizer sim é que o que se produz é consumido, muitos dos testes vendidos mostram zero de produtos químicos NH3, NO2-, NO3- , mas não é verdade, como já dito o que esta sendo produzido esta sendo consumido.

Após a ciclagem devemos introduzir os animais aos poucos, muitos podem não concordar, mas imagine só, estou com o aquário que é um sistema semi fechado ou semi aberto (Muitos o descrevem como sistema fechado, mas ele sofre influencia externa), todo ciclado, estabilizado e eu acrescento uma fonte de produção de matéria orgânica alta, as bactérias irão consumir? Sim irão. Mas imagine se eu colocar aos poucos os animais, eu dou tempo de estas bactérias se reproduzirem e se estabilizarem, não causando um estresse químico ao sistema. 

    Comentar no Site
    Comentar Facebook

0 comentários:

Postar um comentário